Cai número de locais impróprios para banho
De acordo com ultimo relatório de balneabilidade divulgado pela Fatma, na sexta-feira (6) diminuíram os pontos impróprios para banho no litoral catarinense. Hoje no estado existem 60 locais impróprios para banhistas. No relatório anterior eram 66. Apesar da redução deste número ainda é preocupante a situação das praias de Santa Catarina, já que o litoral é o principal atrativo turístico do estado.
A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho realizado sistematicamente pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) desde 1976, seguindo as normas da Resolução Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Ele começa com a coleta de amostras da água do mar em mais de 180 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. A FATMA seleciona esses pontos de tal forma que todo o litoral seja avaliado, concentrando as coletas justamente nos locais mais suscetíveis de poluição - os de maior fluxo de banhistas.
As coletas são feitas mensalmente de março a novembro e semanalmente de dezembro a fevereiro - o pico da temporada de Verão.



